Resenhas

Esses livros dentro da gente

Profª Sandra Vivacqua Von Tiesenhausen, com os alunos Camila Nakatani, Eder Gondim, Josivaldo Menezes, Leandro Freire, Naryane Mesquita

2010

"Esses livros dentro da gente", de autoria da professora, atriz, contadora de histórias e escritora STELLA MARIS REZENDE, com ilustrações do artista plástico EDUARDO ALBINI, é um convite a uma encantadora conversa, um desafio a que criemos nossos próprios textos. E como fazer? Stella Maris Rezende explica que é preciso saber olhar, com emoção e respeito, todas as coisas que fazem parte do cotidiano.

A obra traz dicas de como escrever e propõe mudanças, que busquemos a leitura, da natureza, das pessoas, de tudo que faz parte do nosso cotidiano. Segundo Stella Maris Rezende, tudo o que nos rodeia tem algo a nos dizer.

O eu-lírico da autora mostra uma visão otimista e bela sobre a vida, percebe-se uma crítica ou ainda uma angústia diante da correria do dia-a-dia onde não percebemos as coisas belas em tudo que nos cerca. A leitura de "Esses livros dentro da gente" nos deixa reflexivos com relação à rapidez e ao dinamismo que nos propomos a viver, a falta de tempo em contemplar o belo, o poético e a natureza.

"Esses livros dentro da gente" é uma obra literária que é um incentivo a escrever, a criar...

é por meio de versos que a autora aconselha o leitor a mergulhar profundamente no mundo mágico das palavras.

Ainda por meio de seus versos faz com que o leitor observe tudo que está ao seu redor, e, portanto, se inspire, se indague, convide diversos autores a brindarem e fazerem parte de sua leitura e futura talvez escrita, pois tanto o leitor quanto o escritor deve ser livre.

Stella Maris Rezende incentiva a leitura descompromissada, e o descompromisso aqui é com os didatismos impostos pelas escolas que para tudo têm uma intencionalidade que em nada auxilia na formação de um leitor, visto que ninguém forma ninguém em nada, deve sim é possibilitar que o leitor utilize sua voracidade, lhe permitindo o contato com o maior acervo possível.

Essa obra é composta por 57 páginas. Cada página é um convite incessante e encantador para que o leitor, se for de sua vontade e prazer, se torne um escritor. "Esses livros dentro da gente" é marcado pelo desejo de encantar e ao mesmo tempo de inquietar o leitor.

"Um livro maravilhoso escreve outros livros dentro da gente."

O grupo recomenda como proposta emergencial a inserção dessa obra no acervo das leituras escolares, pois além de ser um guia para jovens escritores, trata-se de uma obra extremamente motivadora para que as crianças e os jovens possam se colocar na condição de escritores independentes e livres no que diz respeito à criação e à imaginação.

A realização dessa atividade no decorrer de um curso de formação de professores leitores é algo indispensável, principalmente do ponto de vista da riqueza do conteúdo para uma reflexão do professor que posteriormente estará mais bem preparado para desenvolver junto aos seus alunos práticas de leitura literária.

UnB- Disciplina: Oficina do professor-leitor, Profª Sandra Vivacqua Von Tiesenhausen, com os alunos Camila Nakatani, Eder Gondim, Josivaldo Menezes, Leandro Freire, Naryane Mesquita, 2010.

 
 
 
Email
facebook
Imprimir